

Nem sempre vemos retratado nas telas, o tema: morte e aceitação de uma maneira honesta. Na maioria das vezes a coisa desanda para o melodrama barato. Mas, em 'Coisas que perdemos pelo caminho' (Things We Lost in the Fire /EUA/Inglaterra/2007), a diretora Susanne Bier consegue fazer com que o expectador não solte uma lágrima sequer diante da tela, mas ainda assim seja tocado pelo drama vivido pelos personagens.
Audrey Burke (Halle Berry) é casada com Brian (David Duchovny), um bem sucedido construtor que é morto repentinamente após uma discussão em um estacionamento. Desnorteada com a morte do marido, Audrey recorre a Jerry Sunborne (Benicio Del Toro), um amigo de infância de Brian que é viciado em drogas. Juntos, Audrey e Jerry vão tentar preencher o vazio deixado pelo marido amoroso de Audrey e o amigo dedicado de Jerry.
Entre as coisas perdidas pelo caminho do título do filme, estão as coisas que compartilhavam com o falecido Brian, momentos que não tem mais volta, que tanto Audrey e seus dois filhos quanto Jerry terão de encarar.
Como eu já disse, é um filme honesto que nos brinda com excelentes atuações e uma direção que demonstra o jeito particular da diretora de retratar as reações dos personagens, como focalizar a câmera nos olhos de Benicio Del Toro e Halle Berry naqueles momentos em que há ausência de diálogo, mas, uma expressão no olhar já diz tudo.
Trailer: