

Eu acho que muita coisa já foi dita sobre o azarão de 2008 'Homem de ferro' (Iron man/EUA/2008). É mais ou menos a estratégia da Marvel interligar seus super-heróis, tipo a Liga da Justiça. Eu gosto dessas citações de outros super-heróis nos filmes e eu já disse em outro post que essa estratégia é ponto pra Marvel.
No filme, Tony Stark (Robert Downey Jr.) é um fanfarrão bilionário, tipo um Bruce Wayne mais sarcástico, sacaram? Além de brilhante inventor de parafernálias tecnológicas que fazem de suas indústrias, o principal fornecedor para armamentos de guerra em todo o mundo. É por isso que, as forças terroristas sequestram Tony, para que ele use essa capacidade 'inventiva' em prol de seus grupos armados. Mas, Tony, o fanfarrão, acaba por construir uma espécie de armadura que vai ajudá-lo a fugir do cativeiro e transformá-lo no herói Homem de ferro.
O filme é tão divertido, que você nem se incomoda com as atrocidades 'super-heróicas' da história (como o fato de Tony se manter vivo com uma espécie de bateria ligada no seu coração). Isso porque, nem a obviedade do vilão vivido por Jeff Bridges e nem a mocinha insossa dos filmes de super-herói, aqui vivida por Gwyneth Paltrow, são páreo para a interpretação convincente de Robert Downey Jr. Sério, ele nasceu para ser o Tony Stark! Com suas tiradas de humor e o tom sarcástico que empresta ao super-herói, Downey Jr. é a grande sacada de Homem de ferro. E nem tem aquele sentimentalismo 'tanga frouxa' dos heróis comuns quando endossam seus discursos pela paz mundial. Tony Stark se diverte em ser o Homem de ferro, a paz mundial e a ordem, são consequência dos seus 'poderes'. Sem contar que, tanto Tony, quanto seu alter ego são igualmente interessantes e divertidos. Chupa Clark Kent! Chupa Peter Parker!
Taí uma franquia que vale a pena investir!
Trailer: