Porque, todo filme é bom, o que atrapalha é a crítica. Ou não?

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Melhores da década de 90

A Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos convocou seus membros para eleger os melhores filmes da década de 90. É uma coisa muito difícil, levando em conta que, ou você escolhe com o coração (no caso, os seus preferidos) ou por importância para a década, por assim dizer. Eu fui pelo coração, mesmo sabendo que alguns filmes queridos ficariam de fora. E ficou assim:


1. Abre los ojos (Preso na escuridão) (Alejandro Amenábar/1997)
2. Gênio Indomável (Gus Van Sant/1997)
3. Seven (David Finsher/1995)
4. As virgens suicidas (Sofia Coppola/1999)
5. Pulp Fiction (Quentin Tarantino/1994)
6. Filadélfia (Jonathan Demme/1993)
7. Como água para chocolate (Alfonso Arau/1992)
8. Central do Brasil (Walter Salles/1998)
9. A época da inocência (Martin Scorsese/1993)
10. A Bela e a Fera (Walt Disney Pictures/1991)


Lagriminhas pelos que ficaram de fora: Forrest Gump, Antes do Amanhecer, O Show de Truman, O casamento de Muriel, Ou tudo ou nada, Jerry Maguirre. Além dos óbvios clássicos da década: O Poderoso Chefão 3, Trainspotting, Matrix... etc.

5 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Caramba Fabiana, eu já ouvi falar muito bem desse Abre los Ojos há muito tempo e nunca mais tive notícia dele. Vou procurar ver qualquer dia desses. E sua lista tá bem diversificada (e bem diferente da minha), mas alguns como Filadélfia e Gênio Indomável eu não vi ainda. Vamos ver no que vai dar essa votação! Bjs!!!!

fabiana disse...

Rafael, Abre los ojos é o filme original que inspirou aquele lixo cinematográfico com Tom Cruise no papel principal: Vanilla Sky. É um filme totalmente excelente, na verdade, a minha grande surpresa da década de 90, conseguiu desbancar até o Seven na minha lista. Mas, é como eu disse, fiz a lista com o coração. Se fosse um TOP 20 muitos filmes entrariam como Beleza Americana e Carne Trêmula aí da sua lista.

Abraço

Vi disse...

Então, agora vou ter que encontrar esse seu top one!

Estava aqui pensando e percebi uma coisa curiosa (boba, na verdade): eu assisto Trainspotting em intervalos regulares! Tipo, não passam 3 meses sem que eu não reveja rsrsrsrs

Aconteceu de ver na semana passada, com os primos em férias, aqui em casa. Adoro.

bjk!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Moreira disse...

Ainda bem que você usou o coração para selecionar os filmes. Eu nunca assisti "Abre los ojos" tenho curiosidade de vê-lo agora. "Gênio indomável", "Pulp Fiction" e "Central do Brasil" estão presentes na minha lista também!

Abraço!