Porque, todo filme é bom, o que atrapalha é a crítica. Ou não?

quarta-feira, 2 de março de 2011

O Vencedor



O Vencedor (The Fighter/2010) é a história real do boxeador Mickey Ward (Mark Walbergh), que cresceu à sombra do irmão Dick Eklund (Christian Bale), famoso por derrubar o ex-boxeador Sugar Ray Leonard.
O filme, indicado a 7 oscars e vencedor do prêmio de melhor ator coadjuvante (Christian Bale) e atriz coadjuvante (Melissa Leo), é o retrato de uma família decadente tentando viver do que restou da fama. Desde a perua louca, mãe dos lutadores (Alice vivida pela camaleoa Melissa Leo), passando pelo fracassado e viciado Dick e somando as irmãs quase que saídas de um filme de bruxas da Disney. Tudo na vida dessa gente é uma tristeza.
Após várias lutas mal sucedidas, Mickey decide tomar as rédeas da sua carreira e com a ajuda de Charlene (Amy Adams voluptuosa, haha) entra em pé de guerra com a própria família para se tornar um boxeador bem sucedido. Talento ele tem, falta garra para confiar em suas próprias habilidades e se tornar o vencedor do título.
Tal como outros filmes sobre superação nos esportes, ´O Vencedor´ não é sobre boxe e sim sobre as complexas relações familiares e como isso pode influenciar no seu fracasso ou na sua superação.
A maneira como é colocado o sentimento maternal de Alice e sua predileção pela ovelha negra da família, Dick, faz com que o personagem de Mark Walbergh, o tal vencedor, se torne um chato, incapaz de resolver seus próprios problemas. Isso quase acaba com o filme, mas, Mickey resolve levar o pugilismo para o lado mais profissional e aí sim seu presonagem cresce (não a ponto de superar os demais personagens, mas, enfim). Deve ter sido difícil para Mickey bater de frente com a mãe controladora e o irmão delinquente, mas, ele conseguiu!
Eu já falei aqui que adoro o Mark Walbergh, mas, definitivamente ele é engolido pelos seus coadjuvantes. Vai ver, é por isso que o destaque no pôster do filme seja para Christian Bale e não para ele.
´O Vencedor´ tem seu crédito pelas boas performances de Bale e Melissa, mas, a história simples de derrota x superação, também vai agradar o expectador. Não tem grandes reviravoltas, mas, isso não faz dele um filme ruim.

2 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Exato Fabiana, não se trata de um filme sobre o esporte, mas interessa muito mais as relações complicadas entre os personagens, e a noção de família é bastante contrabalanceada durante todo o longa. Com um estudo de personagens tão forte e complexo, o filme acerta principalmente nas atuações, todas muito boas (inclusive do Wahlberg). Mas convenhamos que Melissa Leo e Christian Bale estão sensacionais. Acabou que esse filme se tornou o mais surpreendente dessa temporada do Oscar. Nem tudo está perdido, tá vendo aí!

Neila Pamplona disse...

Christian Bale é mais bonito que o Max Walbergh... deve ter sido por isso que ficou em maior evidência... ainda assim é um filme medíocre...