Porque, todo filme é bom, o que atrapalha é a crítica. Ou não?

quarta-feira, 16 de março de 2011

Apenas uma vez




Umas das coisas chatas de 2008, foi não ter tido a oportunidade de assistir ´Apenas uma vez´(Once/2006) no cinema. Belo Horizonte mudou muito desde então. Nessa época, nem tudo estreava aqui (incluindo filmes do Oscar) e quando passava, era rapidamente em uma sala obscura das Usinas de Cinema. Era bem trágico.
Anyway, águas passadas, dia desses, embalada pela trilha sonora bacanérrima e pelo ´e se...´ mais fofo dos últimos tempos, revi o filme e chorei compulsivamente mais uma vez.
A história simples de amor e amizade, onde duas pessoas se encontram por acaso e se unem através da música, pode soar piegas, mas é o grande lance do filme. Embalado pelas belas composições de Glen Hansard e Markéta Irglová (amigos na vida real), o filme vai muito além de um romance bobo e um musical enfadonho, é repleto de cenas que induzem a reflexão e os poucos diálogos presentes, são suficientes para alicerçar a história.
Sabendo equilibrar esses elementos: música, sentimentos, escolhas, renúncias,´Apenas uma vez´ é aquele filme com desfecho iluminado e esperançoso. Mostrando que, a vida vem sempre carregada de grandes escolhas e que, muitas vezes, a razão fala mais alto que o coração.
.
.

12 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Fabiana, acho que o grande mérito do filme é mostrar um ensaio de um relacionamento amoroso entre duas pessoas que se aproximam através da música, mas sem ser piegas. Acho que o roteiro é bastante cuidadoso em relação a isso. Tudo é muito sincero e, mesmo assim, tocante. E por mais que Falling Slowly tenha se tornado o grande sucesso do filme, amo de paixão If You Want Me.

fabiana disse...

Rafael - Falling Slowly teve seu Oscar merecido, mas, uma das minhas preferidas também é If you want me...

Rafael Moreira disse...

Sou apaixonado por esse filme. Por coincidência estava ouvindo as canções perfeitas do filme. Acho o roteiro tão belo e descomprometido que ganha justamente por isso. A câmera na mão nos aproxima tanto dos personagens do Glen e da Markéta mesmo sem a gente saber os nomes deles! Amo todas as canções, principalmente Falling Slowly, If You Want Me e Lie! Bjos.

Anônimo disse...

Taí um filme que não me canso de ver NUNCA.

Para mim musicais deveriam ser exatamente assim!

Cecilia disse...

É impossível não cair no chororô com esse filme. Fui ao show deles em São Paulo no ano passado e, embora a minha preferida seja "Lies" (na qual quase enfartei ao ouvir ao vivo), não há dúvidas da força de "Falling Slowly". Emoção é pouco. Tragam pacotes gigantes de Klinex, por favor.

Marcos disse...

Olá Fabiana,

Sou leitor do a culpa é da crítica e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema - o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que você também passasse a publicar seus textos no Cinema Total - assim você também atinge o público que acessa o Cinema Total e não conhece o a culpa é da crítica.

Se você gostar do site, também peço que coloque um link para ele no a culpa é da crítica, na seção "outros culpados".

Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

Um abraço,

Marcos
www.cinematotal.com
marcos@cinematotal.com

Anônimo disse...

adoro o filme e gostei muito do blog. te adicionei!

http://aculpaedacritica.blogspot.com/

Anômima disse...

Comprei o DVD por R$ 12,90 nas Americanas. E gostei mais do filme na 2ª vez que vi.

Anônimo disse...

Irlanda :)

Unknown disse...

Desse filme eu gostei.

Anônimo disse...

"Apenas uma Vez", pra mim, é um filme BRILHANTE! Extremamente simples em termos de linguagem cinematográfica, mas com uma história envolvente e cativante. Uma história de amor de verdade, mesmo que não realizada.

kaethegaby disse...

Replacement power supply titanium v2.4 GHz for 3G
Replacement titanium welding power supply apple watch aluminum vs titanium titanium v2.4 GHz for 3G · Replacement power supply titanium titanium ore terraria v2.4 GHz for 3G · 2019 ford edge titanium for sale Replacement power supply titanium v2.4 2018 ford fusion hybrid titanium GHz for 2G · Replacement power supply