Porque, todo filme é bom, o que atrapalha é a crítica. Ou não?

quarta-feira, 16 de março de 2011

Apenas uma vez




Umas das coisas chatas de 2008, foi não ter tido a oportunidade de assistir ´Apenas uma vez´(Once/2006) no cinema. Belo Horizonte mudou muito desde então. Nessa época, nem tudo estreava aqui (incluindo filmes do Oscar) e quando passava, era rapidamente em uma sala obscura das Usinas de Cinema. Era bem trágico.
Anyway, águas passadas, dia desses, embalada pela trilha sonora bacanérrima e pelo ´e se...´ mais fofo dos últimos tempos, revi o filme e chorei compulsivamente mais uma vez.
A história simples de amor e amizade, onde duas pessoas se encontram por acaso e se unem através da música, pode soar piegas, mas é o grande lance do filme. Embalado pelas belas composições de Glen Hansard e Markéta Irglová (amigos na vida real), o filme vai muito além de um romance bobo e um musical enfadonho, é repleto de cenas que induzem a reflexão e os poucos diálogos presentes, são suficientes para alicerçar a história.
Sabendo equilibrar esses elementos: música, sentimentos, escolhas, renúncias,´Apenas uma vez´ é aquele filme com desfecho iluminado e esperançoso. Mostrando que, a vida vem sempre carregada de grandes escolhas e que, muitas vezes, a razão fala mais alto que o coração.
.
.

12 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Fabiana, acho que o grande mérito do filme é mostrar um ensaio de um relacionamento amoroso entre duas pessoas que se aproximam através da música, mas sem ser piegas. Acho que o roteiro é bastante cuidadoso em relação a isso. Tudo é muito sincero e, mesmo assim, tocante. E por mais que Falling Slowly tenha se tornado o grande sucesso do filme, amo de paixão If You Want Me.

fabiana disse...

Rafael - Falling Slowly teve seu Oscar merecido, mas, uma das minhas preferidas também é If you want me...

Rafael Moreira disse...

Sou apaixonado por esse filme. Por coincidência estava ouvindo as canções perfeitas do filme. Acho o roteiro tão belo e descomprometido que ganha justamente por isso. A câmera na mão nos aproxima tanto dos personagens do Glen e da Markéta mesmo sem a gente saber os nomes deles! Amo todas as canções, principalmente Falling Slowly, If You Want Me e Lie! Bjos.

intratecal disse...

Taí um filme que não me canso de ver NUNCA.

Para mim musicais deveriam ser exatamente assim!

Cecilia disse...

É impossível não cair no chororô com esse filme. Fui ao show deles em São Paulo no ano passado e, embora a minha preferida seja "Lies" (na qual quase enfartei ao ouvir ao vivo), não há dúvidas da força de "Falling Slowly". Emoção é pouco. Tragam pacotes gigantes de Klinex, por favor.

Marcos disse...

Olá Fabiana,

Sou leitor do a culpa é da crítica e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema - o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que você também passasse a publicar seus textos no Cinema Total - assim você também atinge o público que acessa o Cinema Total e não conhece o a culpa é da crítica.

Se você gostar do site, também peço que coloque um link para ele no a culpa é da crítica, na seção "outros culpados".

Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

Um abraço,

Marcos
www.cinematotal.com
marcos@cinematotal.com

Kahlil Affonso disse...

adoro o filme e gostei muito do blog. te adicionei!

http://aculpaedacritica.blogspot.com/

Garota no hall disse...

Comprei o DVD por R$ 12,90 nas Americanas. E gostei mais do filme na 2ª vez que vi.

Andressa disse...

Irlanda :)

Simone Santos disse...

Desse filme eu gostei.

cinefilapornatureza disse...

"Apenas uma Vez", pra mim, é um filme BRILHANTE! Extremamente simples em termos de linguagem cinematográfica, mas com uma história envolvente e cativante. Uma história de amor de verdade, mesmo que não realizada.

disse...

Olá! Adorei seu blog, muito criativo! Também tenho um blog e gostaria que vc desse uma olhada. O endereço é: http://www.criticaretro.blogspot.com/ Passe por lá! Lê ^_^