Porque, todo filme é bom, o que atrapalha é a crítica. Ou não?

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Trovão Tropical



Ben Stiller encarna com maestria e todos os clichês envolvidos, o típico ator de filmes de ação que quer ser levado a sério. Jack Black é uma versão ‘branca’ de Eddie Murphy, com suas comédias escrachadas com piadas sobre flatulências e coisas de mau gosto e Robert Downey Jr. é tudo aquilo que Ben Stiller e Jack Black poderiam ser se não tivessem se rendido aos rótulos: o ator respeitado, low profile que só faz filmes do tipo sucesso de públicoe crítica, digamos que Downey Jr. é o Sean Penn. Junta-se a esse trio surreal, o rapper de sucesso Alpha Chino (interpretado por Brandon T. Jackson) e todos partem rumo a selva para filmarem o maior filme de guerra de todos os tempos. Mas, logo, os atores se envolvem em disputas pessoais (lógico), e com apenas uma semana de filmagem, o filme estoura o orçamento do estúdio além das filmagens estarem atrasadas. Como último recurso, o diretor resolve levar o elenco para o meio da selva e espalhar câmeras por todos os lados, criando cenas mais realistas e tirando interpretações mais convincentes dos atores.
Tudo isso seria muito engraçado se não fosse a forçassão de barra do elenco em ser engraçado. Logo no início do filme, vemos as chamadas dos filmes que os atores de mentira interpretam que traçam o perfil de cada um deles, e foi nessa hora que achei que Trovão Tropical (Tropic Tunder/EUA/2008) seria um grande filme. As piadinhas envolvendo a indústria hollywoodiana também dão o tom, mostrando como atores, diretores e os grandes estúdios se levam tão a sério que beira ao non-sense. Tirando isso, se arrastam 107 minutos de piadas de duplo sentido e situações que por si seriam engraçadas se os atores não se sentissem na obrigação de fazer graça.
Ben Stiller é o mesmo de sempre, com suas caras, bocas e trejeitos, assim como Jack Black, o que não é de tudo ruim, é só o piloto automático de sempre (e olha que eu gosto do Jack Black).
Robert Downey Jr. fazendo comédia é uma coisa tão surreal quanto a participação de Nick Nolte, na verdade, o ôba ôba em cima do seu personagem não tem razão de ser. Chega a ser bizarro, na verdade.
Em suma, Trovão Tropical é um filme engraçado, mas nem tanto, porque tem sempre aquela hora que você está morrendo de rir e os roteiristas erram a mão e você acaba emendando a gargalhada com um sorriso amarelo. Além do mais, não teve coisa pior em 2008 do que Tom Cruise gritando xingamentos de baixo calão e dançando rap com uma bunda postiça. Taí uma atuação que ganharia fácil meu prêmio de piores do ano, Tom Cruise e sua bunda postiça.
Trovão Tropical se resume a uma grande idéia que poderia ter dado mais certo, assim como o filme de guerra que uniu o quarteto de atores do filme dentro do filme.

8 comentários:

Anômima disse...

Eu gostei bastante do filme. E o mais surreal é a participação do Cruise. Bom, pelo menos ele fugiu daquela óbvia cara insossa. E o Jr... pô, ele encarna um Russell Crowe, hahaha! Desde Zodíaco, meu respeito por ele só tem crescido.

Robson Saldanha disse...

Não tenho a mínima vontade de ver esse filme, não é dos meus g~eneros preferidos!

Lu. disse...

Concordo contigo, minha cara. As únicas partes em que realmente ri foi por causa do Robert Downey Jr (exatamente por sua participação surreal) e do Tom Cruise, pois eu adoro ve-lo pirando, seja na vida real ou na telona.

Porém, Jack Black - que também curto - está insuportável, e Ben Stiller... Bem, nunca o achei grande coisa, agora menos ainda. Só o perdôo por "Excêntricos Tenenbaums".

Anônimo disse...

Gostei bem mais deste. Achei bastante genial, tanto as idéias quanto a maioria das execuções. Ri horrores e Robert Downey Jr. rouba todas as cenas, ele e Cruise, claro.

Daria 4 estrelas.

Ciao!

Emil disse...

Nossa, acho que é a crítica que eu concordo mais! Aluguei porque todo mundo vinha falando muito bem, amei os trailers falsos, e o filme foi uma decepção terrível; eu não sei porque fazer filmes de comédia se você vai repetir as mesmas piadas óbvias e sem graça de sempre, fazendo aquela cara de "olha, essa é uma cena engraçada, sacou? Sacou? Ria agora!".

Ruan disse...

É... felizmente, foi você que achou que a atuação de Tom Cruise foi tão ruim. Alguns bons críticos, renomeados, gostaram. Ahhh e claro, alguém teve que gostar, ele foi indicado ao Globo de ouro por essa atuação!

Ruan disse...

O que mais irrita são pessoas que esperam demais de um filme dirigido por Ben Stiller! É que nem esperar diálogos tocantes, ao assistir Jurassic Park! Tá na cara qual será a comédia; e quais seram os clichês!
É um filme bom de assistir, e interessante. E poxa teve indicações ao oscar e ao globo de ouro... mesmo que não sejam para Stiller ou jack black! Se você espera uma comédia coll e inteligente, não assista... Alugue JUNO. Se você gosta de grosseria e piadas (como eu) não pense duas vezes! É um ótimo filme!

Gabriel disse...

Tinha q ser mulher pra não gostar do filme! Robert Downey Jr e Tom Cruise estão impagáveis e são os melhores do filme. Achei Jack Black fraco. Também pudera, no meio de tantas estrelas, alguém tinha q sair perdendo....Bom, em resumo, a minha opinião é o avesso da sua, Fabiana. Adorei o filme!