Porque, todo filme é bom, o que atrapalha é a crítica. Ou não?

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Efeito Dominó



Jason Statham e seu fã clube que me desculpem, mas, 'Efeito dominó' (The Bank Job /2008) é uma das coisas mais horríveis que assisti nos últimos meses. Socorro!
No triller, Jason Statham é um golpista meio decadente que reúne uns amigos para realizar um roubo que vai garantir a aposentadoria de todos eles: assaltar o cofre de um banco local. Mas, não se trata de um roubo simples, nos cofres pessoais do banco, além de dinheiro e jóias, se encontram documentos e fotos que comprometem, desde a máfia e os bordéis locais, até policiais corruptos, agentes do MI-5, líderes de movimentos raciais radicais e até membros da coroa inglesa, desencadeando o tal 'efeito dominó' da tradução do filme.
No fim das contas, os ladrõezinhos de 5ª categoria que só querem garantir o futuro de suas famílias e sair do sufoco, se metem num jogo de gato e rato não só com a polícia, mas também com os criminosos que querem a todo custo recuperar os pertences que os incriminam.
Supostamente, o filme é baseado em fatos reais, de um roubo que aconteceu nos anos 70 e foi abafado pela imprensa justamente por envolver membros do alto calão da polícia britânica, além da família real, mas, o que poderia ser uma grande história, cai na mesmice quando Jason Statham (com sua canastrice habitual) entra em cena com sua turma. Sério, não tem necessidade de tanta ladainha para contar uma história sobre roubo de bancos que o público já está careca de ver. No início do filme, quando os amigos se reúnem para realizar o roubo, chega a ser interessante o fato de eles não fazerem a mínima idéia de como se rouba um banco. É verdadeiro, e isso cativa. Mas, no fim das contas, você fica esperando aquela hora em que o Jason Statham vai partir pra porrada com alguém, como nos seus filmes habituais. Não dá pra levar Jason Statham a sério!
Faltou ainda, um roteiro bem escrito, e diálogos mais descentes entre os personagens. Um romance menos óbvio entre Jason Statham e a ex-modelo Saffron Burrows (que se resume à um beijo morno) e que poderia muito bem ter ficado de fora do filme.
Em suma, Efeito dominó é mais um daqueles filmes que você assiste hoje e amanhã nem se lembra mais dele. Seria uma chance para Jason Statham sair de vez desse time de atores de filmes pancadaria, mas, ainda não foi dessa vez.
.

11 comentários:

Robson Saldanha disse...

Não tive oportunidade de ver... mas depois seu texto... hehehe

Anômima disse...

Não gosto desse tipo de filme. O Jason Statham combina mais com as películas do Guy Ritchie.

Lu. disse...

Passo longe de filmes assim, na boa. =P

Sunflower disse...

é, socorro!

Anônimo disse...

Olha, teve gente que idolatrou o filme mas eu, como você, enxerguei falhas. Mesmo assim, gostei considerávelment do longa, que também possui bastante virtudes. O achei charmoso, elegante e bem amarrado. É convencional mas a história tem um "que" de interessante.

3 estrelas.

Ciao!

Otavio Almeida disse...

Quero ver esse filme, Fabi! Mas tu me desanimou, Guria! Está certo que o Jason Statham é um Bruce Willis subnutrido, mas achei que este filme prometia...

Bjs!

Rafael Carvalho disse...

Também não gosto nada, nada do Jason Statham como ator, principalmente depois daquela bomba (muita gente boa adorou) que foi Adrenalina. Mas confesso meu apresso por esse filme, me pareceu uma história de espionagem inteligente e não só baseada em ação.

Rafael Moreira disse...

Epa! Fabiana, adorei o filme, foi uma bela surpresa. Principalmente por ser um filme que não seja só de pancadarioa como Jason Statham está acustumado a fazer. Bem só não gostei do final, foi o que atrapalhou.

4 estrelas!!!

Abraço!!

Élly disse...

Sou do fã clube do Jason Statham.

é um ator que ñ vive só de pancadaria.
Gostei dessa história sim, baseada em fatos reais.

Quem deixa de ver filmes por causa de críticas, me parece pessoas sem opinião própria.

Jason Statham vem aí com Carga Explosiva 3
E Adrenalina 2

Sim! Adrenalina é sem pé nem cabeça, e tem continuação.
Coisas de diretores...

***ChrisS2*** disse...

Sinceramente, adoro cinema, mas poucas vezes eu vi uma coisa tão ruim quanto esse filme,o jason statham para variar é um ator mediocre, de poucos recursos e de uma canastriçe sem tamanho, e a sua falta de talento pode ser realçada nesses tipos de filmes horriveis... desperdicei 2 horas da minha vida vendo esta porcaria... não recomendo... filmes de assalto ja estão saturados, ta na hora de mais criatividade,

Unknown disse...

Assisti esse filme e, não vi falhas ou erros, e "ladainhas". E já que esse filme se trata de uma história real, com certeza se o diretor do filme contasse ela na íntegra, o filme ficaria "seco" sem um pingo de emoção, ação ou o suspense que cada filme traz consigo. O filme é ótimo, o diretor arrasou e tudo o que acontece por lá faz parte de adaptações justamente para que o telespectador não fique horas assistindo a algo monótono. \o/